Pilates

Pilates   

com técnica própria

Você sabe o que é Pilates?

Todo mundo já sabe o quanto é importante para a saúde a prática de exercícios físicos, porém, não são todas as pessoas que apreciam a prática de caminhada ou corrida e as atividades realizadas em academia. Atualmente, uma das alternativas para essas pessoas é o Pilates. Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar da respiração, diminuir o estresse, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo.

Os exercícios de baixo impacto e com poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos. Esses fatores fazem com que o método possa ser praticado pelo mais variado público, desde  atletas profissionais até pessoas sedentárias. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos, musculares ou dores crônicas.

Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em suas saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada. O controle da respiração permite ao praticante controlar sua ansiedade.

Além disso, o Pilates pode ser utilizado para manutenção do tratamento de coluna, membros superiores, membros inferiores e suas articulações.

Perguntas Frequentes

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?

Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridos com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da má postura e melhoram ou até desaparecem com a prática de Pilates.

O Pilates emagrece?

Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates deve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, ou simplesmente busca uma boa qualidade de vida.

Tenho hérnia de disco. Posso fazer pilates?

Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. Antes de começar a participar das aulas todos os alunos passam por uma avaliação fisioterapêutica. Nessa avaliação, o fisioterapeuta fica ciente das limitações, dores e objetivos do paciente, tendo a possibilidade de preparar os atendimentos de acordo com o que foi avaliado. Dessa forma, as aulas mesmo em grupo são individualizadas, oferecendo menor risco e um atendimento mais completo.

Pilates me deixa mais disposto?

O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.

O Pilates é indicado para atletas?

É bastante recomendável, pois não só melhora o desempenho do atleta como ajuda a prevenir futuras lesões. Além disso, o método pode ser usado para manutenção da reabilitação de várias lesões.

E então, está esperando o que pra começar e sentir-se bem?