Fisioterapia Uroginecológica

Fisioterapia Pélvica

uroginecológica

 

O que é fisioterapia uroginecológica?

Também conhecida como Fisioterapia Pélvica, abrange as áreas de uroginecologia, obstetrícia e proctologia. A atuação da fisioterapia nessa área permite intervir sobre vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante o ciclo de vida da mulher, desde a adolescência até a fase adulta, passando pelo período gestacional, menopausa e terceira idade.
O tratamento é voltado para a prevenção e reabilitação de disfunções relacionadas ao assoalho pélvico, podendo ter início a partir dos três anos de idade. Os músculos desta região são responsáveis pelo controle da urina e das fezes, pela sustentação dos órgãos pélvicos (como a bexiga, útero, reto), favorecem uma atividade sexual satisfatória e têm enorme participação na gravidez, no parto e no pós-parto.

Essa é uma área que exige atenção especial, pois o corpo feminino está em constante transformação, estando propenso a inúmeros problemas que podem afetar a qualidade de vida das mulheres nas diferentes fases da vida. O tratamento fisioterapêutico atua em todas estas fases e é muito rico e recompensador, tanto para o paciente quanto para o terapeuta, pois de forma geral apresenta excelentes resultados. Além disso, as técnicas são pouco invasivas com pouco ou nenhum efeito colateral, promovendo o bem-estar e a melhora da qualidade de vida da paciente.

Essas alterações geram comprometimentos devastadores ao bem-estar das pessoas. Sentimentos como vergonha, ansiedade, frustração, depressão e medo geralmente estão associados, levando seus portadores (as) a um permanente estado de angústia e a um progressivo isolamento social.

Sendo assim, se faz necessário o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, com o objetivo de conferir e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Assim como qualquer outro grupo muscular do corpo humano, os músculos que compõem a musculatura do assoalho pélvico podem e devem ser trabalhados, como uma forma de contribuir para a saúde.

Fisioterapia Obstétrica

Em relação à Fisioterapia Obstétrica, o atendimento se baseia não apenas em tratar os desconfortos advindos da gravidez. O tratamento consiste também na prevenção e no preparo do corpo da mulher para as alterações fisiológicas decorrentes da gestação, no fortalecimento muscular global, inclusive do assoalho pélvico, como uma forma de preparar o corpo para tais alterações e para o trabalho de parto. Além disso, o trabalho feito no pós-parto tem como objetivo orientar acerca das posturas mais adequadas, prevenir e tratar as dores decorrentes desse momento, preparar o corpo para as demandas do puerpério e auxiliar na volta do organismo para as atividades habituais de antes da gestação.

A Corpus oferece o serviço de Fisioterapia Pélvica com profissionais preparados e bem capacitados para oferecer o melhor tratamento, com dedicação e humanização.
 
 

Os problemas mais comuns na área da Fisioterapia Pélvica são:

 

  • Fisioterapia em ginecologia - disfunções sexuais, dor pélvica crônica, endometriose e climatério;
  • Fisioterapia em obstetrícia – desconfortos presentes na gestação, parto e pós-parto;
  • Fisioterapia em urologia - incontinência urinária feminina, masculina e infantil;
  • Fisioterapia em coloproctologia - incontinência fecal, constipação intestinal e pré-operatório de hemorroida;
  • Fisioterapia em oncologia - pré e pós-operatório de câncer de mama, pós-operatório de câncer ginecológico e cuidados paliativos;
  • Drenagem linfática - linfedema, gestação e pós-parto.