Posts in Fisioterapia Ginecológica
Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher: é importante falar sobre pós-parto.

Nesta semana, mais especificamente no dia 28 de maio, comemoramos o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Data que marca duas lutas extremamente importantes para a saúde feminina. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

As mulheres são maioria no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, elas representam 51 % da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida delas, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter os exames preventivos e o cuidado com o corpo sempre em dia.

Read More
Você sabe o que é o puerpério? Vamos conversar sobre ele?

O período após o parto, chamado puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas, fisiológicas e psicológicas nas mulheres em um curto espaço de tempo. Juntas, essas características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde do seu bebê e dela própria nesta fase inicial da maternidade.

Read More
8 de Março

O dia internacional da mulher, ao contrário da maioria das outras datas que comemoramos, não é uma data comercial; ela tem raízes históricas e profundas. Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero, havendo protestos ao redor do mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Tão importante quanto lembrar de todas essas conquistas, é lembrar às mulheres de olhar para si, para sua saúde e sua qualidade de vida. Aproveitar essa data para chamar atenção ao fato de que há inúmeras mulheres que negligenciam suas vontades, seu bem-estar e sua saúde em prol dos outros também é necessário.

Read More
Vulvodinia, um problema pouco conhecido, mas bastante comum!

Uma doença que é pouco conhecida e, em muitos casos, pode causar dor pélvica crônica, queimação, irritação e dores durante a relação sexual. O grande desafio está no diagnóstico correto, que é feito por meio de exclusão e deve ser baseado no quadro clínico típico apresentado pela paciente, juntamente com um exame clínico.

Read More
A Fisioterapia No Tratamento da Endometriose

Conforme explicamos no post anterior, a endometriose é uma doença que afeta a mulher em idade reprodutiva, sendo caracterizada por implante e crescimento de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Ela pode ser representada por uma afecção ginecológica comum, atingindo de 5-15% das mulheres no período reprodutivo e até 3-5% na fase pós-menopausa. Estima-se que o número de mulheres com endometriose seja de sete milhões.

Read More