Durante toda a gestação, a mulher se prepara para o parto e para as mudanças que o corpo está sofrendo, mas pouco se pensa a respeito das necessidades maternas durante o pós-parto ou puerpério, como é chamado esse período.
Passada a gravidez, o corpo começa a se “reorganizar” para voltar ao seu estado pré-gravídico. Os hormônios começam a se estabilizar, as curvaturas da coluna tendem a se normalizar e, no meio desse processo, estão a mãe e o bebê, se conhecendo e se adaptando à nova rotina.
Independente da via de parto, o corpo da mulher se modifica para a chegada do neném e se reorganiza para voltar ao estado de antes. Dificuldades com a amamentação, dores nas costas, dor perineal, são sintomas e queixas presentes e nos quais a fisioterapia tem muito a ajudar.
E o que acontece no pós-parto?
O puerpério é um momento de muita insegurança e, para muitas mulheres, um período difícil. Conseguir se reconhecer em meio a tantas transformações e em um momento em que o protagonista é o bebê, é extremamente difícil para algumas mães. Sentir que está “fazendo algo” por ela ou que está cuidando de si é uma forma de ter mais segurança e bem-estar.
O atendimento fisioterapêutico no puerpério é de grande importância, pois objetiva acelerar o retorno do organismo às condições não gestacionais, orientar as puérperas quanto a manter o seu corpo saudável, auxiliar o retorno às atividades do dia-a-dia e a tratar as possíveis patologias apresentadas, melhorando a qualidade de vida dessas mães.
A fisioterapia ajuda a puérpera a se sentir confortável e tranquila para uma melhor recuperação. A aplicação de técnicas como exercícios perineais, conscientização postural e exercícios de fortalecimento muscular, além de melhorarem a autoestima e confiança da mulher, prevenindo assim a depressão pós-parto, ainda preparam o corpo para as atividades que ela vai desenvolver com o bebê, como a amamentação, e para o retorno às suas atividades de antes da gravidez.
Se interessou? Aqui na Corpus, temos profissionais excelentes que podem te ajudar nessa, e em todas as outras fases da maternidade. Entre em contato pelo telefone (61) 3041-8778 ou clique aqui para agendar sua consulta.