O jogo mal havia começado e, aos nove minutos do primeiro tempo, Marcelo, o nosso lateral esquerdo, teve fortes dores na região lombar e precisou que ser substituído.
Era visível na transmissão da partida que o atleta estava abalado. Mal conseguia caminhar e ficar de pé sem um apoio e, sentado no banco de reservas, manteve esse semblante preocupado, de quem claramente estava com movimentos obstruídos.
Mas o que aconteceu com ele, não foi algo exclusivo de atletas e pode acometer qualquer essoa independente de sexo ou idade.
Mas o que aconteceu de fato?
Aparentemente, o jogador, que atua pelo Real Madrid, sentiu uma dor lombar que irradiou para seus membros inferiores. Entretanto, o comunicado oficial da CBF foi de que ele teve dores fortes na região lombar, devido a uma contratura, causada por um colchão macio.
“Isso pode acontecer por vários fatores. Seja um estresse mecânico, má postura mantida, quando deitado ou sentado, ou até mesmo por estresse, mas dificilmente, para não dizer impossível, por um colchão mole ou macio“, afirma o Dr. Guilherme Couto, fisioterapeuta e sócio da Corpus Fisioterapia & Pilates.
De volta ao jogo
O Dr. Guilherme explica que “estas possibilidades ‘desorganizam’ as articulações na região da coluna, o que leva à contratura muscular, dor e limitação dos movimentos. Essa desorganização é entendida por nossos mecanoceptores, que são sensores neurológicos.”
E o que acontece é que, por existirem muitos sensores nessa região, nosso corpo precisa de estímulos mecânicos através do movimento, para desfazer essa desorganização e abolir a contratura muscular, as dores e retornar à atividade sem obstrução e sem uso de medicamentos.
Após uma avaliação clínica minuciosa, esse problema pode ser resolvido rapidamente sem nenhum tipo de medicamento ou interferência cirúrgica. E você não precisa de uma comissão técnica para isso.
Agende agora uma consulta pelo telefone (61) 3014-8778, ou pelo nosso formulário de agendamento.