Atendimento:

Novembro Azul

Doença Silenciosa

A ausência de sintomas não significa que esteja tudo bem! Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por esse motivo, é muito importante que os homens a partir de 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fatores de risco, façam um acompanhamento com urologista para se informar a respeito dos exames diagnósticos, o que favorece a detecção precoce da doença.

Na fase avançada, os sintomas mais comuns são: vontade frequente de urinar, dor óssea, dor ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen.

O Tratamento

A prostatectomia é o procedimento de retirada da próstata, considerado o melhor tratamento para este tipo de câncer. Apesar disso, o método causa sequelas, como o desenvolvimento de incontinência urinária pós-operatória. O problema impacta significativamente o paciente que, muitas vezes, não tinha conhecimento das consequências do processo.

Porém, a indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estagiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Como a Fisioterapia Pode Ajudar?

A fisioterapia atua desde o princípio, trazendo bem-estar e conforto ao paciente no que diz respeito aos efeitos dos tratamentos realizados. Existem diversas complicações aos que realizam a cirurgia; as mais comuns são a disfunção erétil e a incontinência urinária.

Após o tratamento médico, é importante que o fisioterapeuta esteja atento a alguns fatores, como o mecanismo patológico, importância e tempo de pós-operatório, antes de escolher as técnicas mais indicadas para cada paciente. É de extrema importância que o atendimento seja feito por um profissional capacitado para ensinar ao paciente a função e os objetivos de se trabalhar o assoalho pélvico. O tratamento fisioterapêutico deve ser iniciado logo após a retirada da sonda vesical, pois acredita-se que quanto antes os exercícios começarem a ser feitos, maiores os efeitos e mais eficaz será a reabilitação da continência urinária.

O acompanhamento fisioterapêutico é de extrema necessidade na reabilitação dos pacientes com câncer de próstata. É importante que os pacientes saibam dos seus benefícios e procurem um profissional capaz de orientá-los e atende-los com precisão e conhecimento a respeito do assunto.

Se você é paciente, ou conhece algum, e quer saber mais, ligue agora para nossa Central de Atendimento(61) 3041-8778 ou acesse nosso formulário para agendar sua consulta.

Leia também:

Agende sua consulta:

Compartilhe: