Uma das queixas mais comuns durante a gestação é a dor na lombar e na região pélvica – virilha, baixo ventre, região vaginal etc. Por ser muito comum, a maior parte das gestantes se refere a algum desconforto nessa região em certo momento da gravidez. Por isso, as mulheres acabam entendendo como algo normal e desistem de procurar ajuda. Em muitos casos, até mesmo os profissionais que prestam atendimento a elas, não as encorajam a buscar tratamento por ser tratar “de algo que vai passar quando o bebê nascer.” O que intensifica essa aceitação destes desconfortos, trazendo efeitos negativos na vida da gestante.
Sentir dor não é normal em nenhum momento da vida e, se esse desconforto começa a trazer impactos na vida social, profissional e afetiva, é um sinal de que algo precisa ser ajustado ou “reorganizado”.
Observando as mudanças que ocorrem no corpo da grávida, é fácil perceber que há um aumento das curvaturas da coluna. Essas alterações, associadas ao fato de que as mulheres atualmente passam grande parte do seu tempo sentadas e muitas evitam o movimento ou diminuem a quantidade de atividade física que faziam, geram desarranjos na coluna, que por sua vez geram estresses mecânicos que levam a essas dores na região lombar ou dores irradiadas para pelve, virilha ou pernas.
Uma das formas indicadas para tratar esses desarranjos é a fisioterapia. Associando a fisioterapia pélvica ao Método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica é possível obter uma melhora efetiva e na maioria dos casos uma solução das dores e desconfortos presentes na gestação. Isso traz uma melhora significativa na qualidade de vida da gestante, tornando esse momento muito mais prazeroso e feliz, livre de sintomas que apesar de muito comuns, não são normais.
Está passando por este problema? Nós definitivamente podemos te ajudar. Ligue agora para (61) 3041-8778 ou agende sua consulta por aqui.