Atendimento:

Diástase: o que é? Como tratar?

Com o aumento da procura de informações a respeito de gravidez, parto e pós-parto, muito tem se falado a respeito da diástase abdominal. Mas o que é a diástase? No que ela interfere no orpo da mulher? O problema é só estético?

O que é diástase do reto abdominal?

Durante a gravidez, ocorrem intensas modificações no organismo materno, desencadeadas por alterações hormonais. À medida que a gestação progride, a ação hormonal, associada a lterações biomecânicas para crescimento uterino, pode causar o afastamento da musculatura abdominal (diástase dos músculos retos abdominais), que se estende no período pós-parto, sendo considerada diástase a separação maior que 3 cm. Esse é um problema extremamente comum, que afeta grande parte das mulheres. Além disso, quanto mais gestações a mulher tiver, maior a chance de desenvolver a diástase.

Como existe uma relação entre os músculos abdominais e o assoalho pélvico, a diminuição da função muscular do abdômen, associada à diástase, pode afetar a performance deste e provocar disfunções como a incontinência urinária de esforço, incontinência fecal, prolapso de órgãos pélvicos, dentre outras alterações.

Como tratar o problema?

Muitas pessoas acreditam que seria o caso de apenas fortalecer o abdômen para tratar esse afastamento. É importante lembrar que a musculatura deve ser fortalecida, mas com exercícios específicos e bem orientados, já que exercícios executados de forma incorreta ou excessiva podem piorar o problema ao invés de resolvê-lo. Assim como a má postura e movimentos
“mal executados”, principalmente a partir do primeiro trimestre gestacional e no pós-parto, podem favorecer o aumento da diástase.

Procure um profissional bem capacitado e faça uma avaliação. A atuação da fisioterapia na gestação e no pós-parto visa melhorar a tonicidade dos músculos abdominais e pélvicos e favorecer o retorno saudável do corpo da mulher ao seu estado de antes da gestação. O tratamento é personalizado e feito com exercícios e técnicas específicos, traçados a
partir da avaliação.

Entre em contato com a gente pelo telefone (61) 3041-8778 ou agende uma consulta por aqui.

Leia também:

Agende sua consulta:

Compartilhe: