8 de Março

Grupo de mulheres unidas

O dia internacional da mulher, ao contrário da maioria das outras datas que comemoramos, não é uma data comercial; ela tem raízes históricas e profundas.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20, para lembrar as conquistas políticas e sociais conquistadas pelas mulheres com o passar dos anos.

Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero, havendo protestos ao redor do mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Tão importante quanto lembrar de todas essas conquistas, é lembrar às mulheres de olhar para si, para sua saúde e sua qualidade de vida.

Aproveitar essa data para chamar atenção ao fato de que há inúmeras mulheres que negligenciam suas vontades, seu bem-estar e sua saúde em prol dos outros também é necessário.

Pesquisa recente feita pela Datafolha mostra que 20% das brasileiras não cuidam adequadamente da saúde sexual e reprodutiva. De acordo com pesquisa da Febrasgo (Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia), outros 5,6 milhões de pessoas não vão a um ginecologista há cerca de quatro anos. Isso significa que dezenas de milhões de brasileiros não priorizam e, em consequência, não se ocupam da saúde sexual e reprodutiva.

Para ilustrar essa questão, é alarmante o número de mulheres que não costumam ir ao ginecologista-obstetra é de 6,5 milhões, que nunca foram ao ginecologista-obstetra é de 4 milhões, e aquelas que não fazem uma consulta com o especialista há mais de um ano é de 16,2 milhões, incluindo o grupo de mulheres que não costumam ir. Isso significa que cerca de 20% daquelas com 16 anos ou mais correm o risco de ter algum problema, sem ao menos imaginar. Esses números são alarmantes!

É primordial que as mulheres se mostrem vigilantes a respeito de sua saúde, identificando precocemente hábitos nocivos, sintomas físicos e psíquicos e aderindo a hábitos saudáveis. Cuidar da alimentação, da saúde sexual, da saúde mental, conhecer o próprio corpo, buscar ajuda em caso de violência... Enfim! São formas de olhar para si e para o próprio corpo com mais carinho e prevenir inúmeros problemas que podem aparecer.

Por isso, nesse dia 08 de março, a Equipe da Corpus vem chamar a atenção para esse tema tão importante e colocar seus serviços à disposição para melhorar não apenas a sua saúde física, como também a sua qualidade de vida de forma geral. A fisioterapia e ao pilates têm muito a ajudar nesse sentido. Venha nos fazer uma visita e conhecer nossos serviços! Para maiores informações, entre em contato através de nossa Central de Atendimento (61) 3041-8778