Pilates no combate ao estresse

O estresse é hoje um dos maiores vilões da vida moderna. É muito comum vermos pessoas que estão sempre correndo para fazer suas atividades, nervosas e sem tempo para cuidar de si e fazer aquilo que desejam.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% da população mundial sofre desse mal. Só no Brasil, esse problema atinge cerca de 70% da população, sendo que 30% das pessoas sofrem com níveis elevados de estresse.

Mas o que é, na verdade, o estresse? É o estado de alerta do organismo.  É uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver, mas a cronicidade do estímulo estressante acarreta consequências danosas ao nosso organismo. Embora a tendência do indivíduo seja elaborar estratégias para resolvê-las, muitas vezes ele vai se adaptando e aí surgem os problemas.

Quando o indivíduo não consegue criar essas estratégias, seu organismo passa a não reagir de forma conveniente diante dos problemas e mostra sinais de cansaço que podem afetar os sistemas imunológico, endócrino, nervoso e o comportamento do dia a dia.

A continuidade dessa situação afeta a pessoa, exaurindo suas forças e levando-a a um estado de exaustão, de estresse propriamente dito. Caso não consiga reverter o processo, as consequências certamente começarão a surgir: aumento da pressão arterial, e da frequência cardíaca, dores musculares, nas costas, na região cervical, alterações de pele, aumento de peso, doenças autoimunes, insônia, podendo inclusive levar a situações mais graves como o infarto e a depressão, por exemplo. Daí a importância de a pessoa estar alerta para os sinais que o corpo registra.

A prática de atividade física é extremamente importante para combater o estresse e o cansaço do dia a dia. Fazer exercícios aumenta a liberação de várias substâncias responsáveis por proporcionar ao corpo sensação de bem-estar e relaxamento. A principal delas é a endorfina, substância produzida pelo cérebro durante e após o exercício físico. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade e aliviando as tensões.

Além disso, a prática regular de atividades físicas melhora o condicionamento cardiovascular, evita a obesidade, o sedentarismo e uma série de doenças.

pilates

O Pilates, além de ser uma atividade física, é muito recomendado para quem sofre ou quem quer evitar o estresse patológico, pois trabalha a respiração e a consciência corporal associadas aos movimentos do corpo. Além disso, a respiração lenta e profunda, considerada um dos princípios do método, reduz significativamente os níveis de cortisol no sangue ao longo do tempo, proporcionando maior sensação de relaxamento e alívio das tensões.

O treino de consciência corporal, o controle da respiração e o foco em si mesmo, geram o equilíbrio da mente e do corpo, reduzindo tanto a ansiedade como o stress nas atividades do dia a dia.

Fique atento aos sinais que o seu corpo emite! Não deixe que os problemas diários afetem a sua saúde e a sua qualidade de vida. Marque uma aula experimental e venha conhecer o método de pilates exclusivo da Corpus! Ligue agora em nossa Central de Atendimento (61) 3041-8778, ou agende pelo link. Teremos o maior prazer em atende-lo!